Patagioenas

Patagioenas cayennensis - pomba-galega

A pomba-galega possui o alto da cabeça, pescoço, manto e peito são da cor vinho. O restante da plumagem é cinza-azulado, a nuca tem reflexos metálicos. As pontas das retrizes (penas da cauda) são pardo-claras. Mede cerca de 32 cm.
Tem um canto alto e acelerado: “gu-gúk, gúk-gu”.

Vive na orla da mata, pousa comumente em embaúbas e sobre árvores isoladas nas margens dos rios. Voa bem. Move-se no solo andando com passinhos miúdos e rápidos; para a cabeça a cada passo dado, durante um instante, a fim de observar melhor as cercanias. Não saltita nunca. Boceja. Não esconde a cabeça entre as penas do dorso para dormir. Gosta de tomar banho. Após o macho ter galado a fêmea, ela “gala” o macho. Comum em campos com árvores isoladas, árvores nas margens de rios, bordas de florestas, capoeiras e manguezais. Vive solitária ou aos pares, associando-se em bandos fora da época da reprodução. Pousa no alto das árvores, geralmente em locais bem visíveis.

Presente em todo o Brasil, e também do México à Argentina e Uruguai.

Patagioenas fasciata - pomba-de-coleira-branca

Não registro dessa espécie no site

Ocorre no norte do Brasil, nos estados do Amazonas e de Roraima.

Patagioenas maculosa - pomba-do-orvalho

A pomba-do-orvalho apresenta coloração geral cinza escura, íris clara e extremidades das coberteiras superiores das asas brancas.

Habita florestas, campos, plantações e áreas urbanas.

Ocorre do sul do Peru à Argentina, Uruguai e Brasil. Em território brasileiro, foi registrada apenas nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

Patagioenas picazuro - pombão

Patagioenas plumbea - pomba-amargosa

Patagioenas speciosa - pomba-trocal

Patagioenas subvinacea - pomba-botafogo

Referências